terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Primavera

COMUNIDADE irá realizar mais uma ELEIÇÃO 
Já chegando a dois anos de mandato da atual diretoria, a comunidade começa a se articular para que uma nova eleição possa acontecer ainda este ano. 
O atual presidente já foi procurado e não se manifestou, a questão dos interessados para concorrer querem definição de data.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Comunidade

Portal das palmeiras

Palmeiras abandonadas e canteiros sujos
LOTEAMENTO  PRECISA DOS SERVIÇOS E DA ATENÇÃO DA PREFEITURA 
Com o crescimento do município a periferia tende a crescer para absorver novas famílias e moradias. A avalanche do ramo imobiliário precisa ser acompanhado pelo poder municipal, e por não acompanhar esse avanço os serviços essências ficam longe desse novos inquilinos. 
Os loteamentos cada vez mais superam as expectativas e moldam um novo modelo para a gestão município que está àquem, muito distante de prestar um bom serviço.
A infraestrura que não cai a essas zonas urbanas com limpeza, energia, água e segurança. 
O minimo que se pode esperar é a coleta domiciliar e que na maioria das vezes deixa a desejar.
Os moradores destes setores reclamam em vão. 
De todo modo estamos de olho, clicando tudo, ouvindo as pessoas e querendo  o melhor para a nossa gente e com o mesmo sonho de ter as pessoas em primeiro lugar.

Periferia


RUA NÉO TARGINO É ESQUECIDA PELO PODER MUNICIPAL
Uma das maiores ruas da periferia vive o drama do esquecimento e do abandono absoluto. A rua Néo Targino é localizada por trás da Amauri Ribeiro, sem pavimentação, coleta de lixo regular, falta de saneamento  e sem a menor atenção social por parte da administração municipal. 
A rua em sua maioria é formada por idosos e desempregados e convive com a mais absoluta pobreza. ´"Aqui meu filho é um pedaço esquecido de Baraúna", segundo lembra seu Otoniel.
A erradicação de casas de taipa não chegou por lá, não pude enxergar uma só casa que pudesse ganhar a benfeitoria. 
Os moradores ressentem a falta de assistencia médica adequada, medicamentos e as crianças sem acompanhamento qualquer. 
Um municipio  que tem em sua meta o trabalho jamais deveria esquecer o social.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Sumidouro

COMUNIDADE ESCOLHERÁ NOVO PRESIDENTE EM AGOSTO
Depois de comandar as eleições comunitárias do velame e campestre, agora é a vez do sumidouro escolher no dia 04 seu noivo dirigente.
A UNECOB estará  novamente organizando o pleito comunitário.
Atualmente o sumidouro é dirigido pelo comunitário Marcelo Câmara e ele tornará a se recandidatar. 
Tem sido um assíduo e valente defensor da comunidade e como não há interesse de outrem ele não deixará o sumidouro sem representante. 


domingo, 14 de julho de 2013

Campestre

COMUNIDADE ESCOLHE PRESIDENTE DO CONSELHO COMUNITÁRIO
A UNECOB se fez presente em mais uma eleição comunitária, e como sempre ajudando na organização e apoio as comunidades filiadas. 
No Conselho do Campestre é a quarta vez que as UNECOB dar assessoria em sua eleição. O cadastro, o pleito de um modo geral teve o apoio de Edson Barbosa que há cerca de 20 anos conduz a luta das comunidades.
Na eleição do Campestre duas chapas concorreram: 1 pelo atual presidente, Dedinho e a 2 pelo debutante no movimento, Maninho Bolão que levou a maior ganhando com 15 votos de maioria. 
Dos 173 inscritos, apenas 139 prestigiaram a eleição votando. 
Dedinho obteve 62 votos, já Maninho ficou com 77 votos.
A eleição transcorreu normavelmente e contou com a secretaria de Lucimar Timóteo, professora do Juremal e do vereador Ruberlandio.
MAININHO BOLÃO foi eleito com 77 votos
DONA JOAQUINA é a vice presidente pela segunda vez

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Velame

COMUNIDADE ESCOLHE SEU DIRIGENTE COMUNITÁRIO NESTE DOMINGO
A eleição comunitária do sítio velame será mais uma vez coordenada por esta entidade. A UNECOB comanda os trabalhos eleitorais há mais de 15 anos, de forma que já pôde compartilhar de vários presidentes como: ASSIS VARELA, RAIMUNDO NONATO(in memoriam), MARIA JOSÉ, CICERO DE DÉ, MESQUITA E RAIMUNDO GONÇALVES que é atual dirigente. 
Domingo, dia 30 a partir das 08h00 ocorrerá a escolha do novo presidente que terá três anos a frente do Conselho. O encerramento está previsto para 13hoo tendo em vista que este ano o número de sócios decaiu bastante.   Cadastrados chegam a 115 sócios aptos, na última eleição houve maior acirramento e o número chegou a quase 500 comunitários.
Outra novidade é que apenas uma única chapa concorrerá , encabeçada pelo atual presidente, Raimundo.                 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Nossa veZ, nossa voz

LIBERDADE, ATUAÇÃO E COMPROMISSO
Podemos dizer que a partir destas postagens teremos um instrumento para focar as ações e mandar ver nossa atuação perante cada comunidade.
Este blog será um porta voz de sua entidade e assim, fazer valer sua luta perante a comunidade.
Que possamos destacar o que há de bom, importante e que merece o destaque.

Comunidade

UNECOB - UNIÃO DAS ENTIDADES COMUNITÁRIAS DE BARAÚNA À SEU DISPOR
Sempre tive o fascínio pelas questões comunitárias. Comecei a me integrar nas lutas de base em meados de l985, ainda por Mossoró, passei a viver os momentos com a comunidade me inteirando dos seus problemas e me afinando com àqueles ditos líderes da época. 
Me espelhei pela dedicação de um colega do movimento Comunitário, Wellington Barreto, um dedicado ao seu lugar, o Abolição IV, onde residi por mais de anos e depois fui viver numa casa própria no conjunto Santa Delmira, uma rua apenas separava as duas comunidades.
Pois bem, por Baraúna aportei em 1991 e de cara fui logo me integrando aos Conselhos locais, passando a viver as lutas daqui e o dia-a-dia de cada localidade. E Baraúna teve seu momento histórico com destaque nesse segmento...
Agora me reportando a nossa UNECOB, fundada em um simpósio idealizado no auditório da Secretaria de Educação, quando por lá, muitos valorosos soldados buscavam ajuda e queriam apoio para que suas comunidades fossem ouvidas e tivessem a devida atenção por parte dos governantes locais.
Nessa situação figuravam com essa bandeira baluartes como: Zé Fernandes, líder da vertentes(in memoriam), Assis Varela(Velame), Rita Costa(Primavera), Manoel Marques(Lajedo do ouro), Zé Ivan(Pico Estreito), além de Gilvan Xavier da Boa sorte e tantos outros que já empunhavam suas bandeiras.
A UNECOB foi criada em 1995 por minha pessoa e de lá para cá tenho tentado mantê-la e atender a quem nos procura para assessorar em vários aspectos, reuniões, eleições e elaboração de projetos. 
Mantemos filiados várias comunidades por suas entidades:
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DO FORMIGUEIRO
  • ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE BOA SORTE
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DO SUMIDOURO
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DO CAMPESTRE
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DO VELAME
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DE SANTA LUZIA
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DO LAJEDO DO OURO
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DOS CURRAIS
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DO LAJEDO DO MEL
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DO JUREMAL
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DO SITIO FLORÊNCIO
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DA VENEZA
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DO SÍTIO SERROTE
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DO MATA BURRO
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DO CINDERELA
  • NÚCLEO COMUNITÁRIO DO CAMPO VERDE
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DO PICO ESTREITO 
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DA BAIXA BRANCA
  • CONSELHO COMUNITÁRIO DO LAJEDO DO SEBO